Como ler 200% mais rápido em 10 minutos

Padrão

Ontem, realizei uma mini-palestra em São Paulo/SP, onde falei sobre como construir perspectivas pessoais, profissionais e sobre Planejamento Estratégico Pessoal. No PEP, enfatizo a importância de entendermos que nós somos uma marca que precisa ser divulgada, promovida e “vendida”. Enfatizei a necessidade de atribuirmos valor à nossa marca, buscando nos tornarmos uma raridade, pois nós somos reconhecidos pelos diferenciais que possuímos e não por sermos pessoas comuns.

 

Agregar valor, gerar novos atributos, investir em você. Quantos cursos você tem feito para melhorar os seus atributos pessoais? Quantos livros você lê? Eu tenho lido aproximadamente quatro livros por mês, e quando falei sobre isso na minha palestra, me perguntaram se eu praticava leitura dinâmica. Segue, aqui, a técnica disseminada pelo Timothy Ferriss e que me fez acelerar ainda mais as minhas leituras.

 

Eis aqui quatro dicas simples que reduzirão o dano e aumentarão sua velocidade de leitura em pelo menos 200% sem nenhuma perda de compreensão:

 

1. Dois minutos: Use uma caneta ou um dedo para correr sob cada linha lida o mais rapidamente possível. Durante a leitura, você faz uma série de saltos visuais (chamados sacadas), e usar um guia visual evita regressão.

 

2. Três minutos: Comece a ler cada linha focando na terceira palavra a partir da primeira, e termine cada linha focando na terceira palavra a partir da última. Isso faz com que você use sua visão periférica que, de outra forma, é desperdiçada focando apenas as margens. Por exemplo, mesmo se as palavras em destaque na frase a seguir forem seus pontos focais, inicial e final, a frase tida é “lida”, mas agora fazendo menos movimentos com os olhos.

 

“Era uma vez, um viciado em informação que decidiu se desintoxicar.”

 

Aproxime-se do centro cada vez mais conforme for ficando fácil.

 

1. Dois minutos: Assim que for confortável suprimir a leitura direta de três ou quatro palavras de cada lado, tente fixar a visão apenas duas vezes por linha, na primeira e na última palavra que você destacar.

 

2. Três minutos: Pratique ler o mais rápido que conseguir sem prejudicar a compreensão, mas utilizando boa técnica (as três acima, por exemplo) por cinco páginas, para encontrar uma velocidade confortável de leitura. Isso aumentará sua percepção e redefinirá seu limite de velocidade, tal qual sentimos normalmente que estamos rápidos a 80 km/h, mas essa mesma velocidade parece câmera-lenta se tivermos acabado de reduzir de 110 km/h numa rodovia.

 

Para calcular sua velocidade de leitura, em palavras por minuto (PPM) – e conseqüentemente seu progresso -, em um determinado livro, some o número de palavras em dez linhas e divida por dez, para ter a média de palavras por linha. Multiplique este valor pelo número de linhas por página e você terá o número médio de palavras por página. Agora é simples. Se você inicialmente lia 1,25 página por minuto em uma média de 330 palavras por página, isso significa que você lia 412,5 palavras por minuto. Se, depois do treinamento, você lê 3,5 páginas por minuto, isso são 1155 palavras por minuto e você está entre o 1% da humanidade que lê mais rápido.

Um comentário sobre “Como ler 200% mais rápido em 10 minutos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s