Uma desculpa não é uma razão

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Ninguém quer saber por que você não fez o que disse que faria – não fez contatos, não cumpriu a meta de vendas da semana, não compareceu à reunião de oportunidade, não se reuniu com o seu patrocinador para um encontro de avaliação, não patrocinou ninguém, não ligou para os seus clientes antigos.

 

De fato, a única coisa pior do que não fazer o que você disse que faria é dar desculpas para explicar o que aconteceu… ou não aconteceu. O que quer que você diga acaba sempre soando como “Meu cachorro comeu a lição de casa”.

 

Algumas desculpas que não funcionam:

  • As que indicam pouco: com pouca ajuda, com pouco dinheiro, com poucos produtos.
  • As que indicam muito: com muito trabalho, com muita pressão, com muitas despesas.
  • As que indicam algo ruim: distribuidores ruins, líder ruim, cliente ruim, moral ruim, dívidas ruins, treinamento ruim, reunião ruim.
  • As que indicam falta: sem controle, sem fluxo de caixa, sem plano, sem estratégias, sem rotina de trabalho, sem metas.
  • As que indicam mudança: a concorrência mudou, o mercado mudou, a economia mudou, a minha empresa mudou.
  • As de caráter pessoal: pneu furado, despertador quebrado, carro quebrado, agenda perdida, caneta vazando, dor de estômago/dente/cabeça/costas.
  • As modernas: servidor fora do ar, vírus no computador, arquivos corrompidos, spyware, impressora com jato entupido, celular sem sinal, Sedex extraviado.

 

Nada disso é razão para não fazer o que disse que faria. Todos são apenas fatos na nossa vida profissional e pessoal. Coisas acontecem, podem e devem ser abordadas. Caso contrário, são desculpas para o fracasso – desculpas inaceitáveis. Desculpas que vão retardar, adiar ou simplesmente anular os seus resultados desejados.

 

No negócio de marketing multinível, somos tentados diariamente a dar desculpas para nós mesmos, pois não temos chefe ou patrão. E é muito mais fácil se auto-justificar, mas o preço a ser pago será muito maior, pois você não estará correndo o risco de ser demitido, mas estará deixando de realizar os seus sonhos.

 

Motivos reais. Não há boas desculpas para falhas, mas existem razões. Elas ocorrem sempre – prioridade, realidade de mercado e desastre. Mas isso será tema do meu futuro post.

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