Trabalho pesado

Padrão

Para os nossos antepassados, trabalho significava esforço físico, e horas de labuta diária se transformavam em acres de terra lavrada, ovelhas tosadas, mastodontes mortos, quilos de manteiga preparados e lenha cortada. Para nossos ancestrais, havia uma relação direta do trabalho pesado com o valor produzido e o número de calorias que queimavam para produzi-lo. Eles não perdiam tempo indo a reuniões intermináveis no celeiro ou nas cavernas, viajando de carroça durante o dia todo para uma reunião de uma hora com um cliente potencial, mudando a fonte de uma apresentação em Power Point que seria esquecida assim que os peregrinos saíssem da praça pública ou fazendo qualquer outro “trabalho”que não gerasse resultados concretos. Também não passariam seu horário de trabalho batendo papo ao redor do poço, fazendo compras on-line ou navegando na internet.

 

Hoje em dia, para gerentes e trabalhadores do conhecimento, freqüentemente não há relação direta entre tempo de trabalho e resultados concretos. Quando não fazemos as coisas certas, trabalhar muitas horas é perda de tempo e energia. Você pode até vestir um terno Armani e calçar bons sapatos, fazer serão, passar a maior parte de sua vida em aviões e em reuniões com manda-chuvas, mas dá no mesmo que ficar parado olhando pela janela, contando quantos carros de outros estados passam pela sua frente.

 

É claro que à vezes pode ser necessário dar duro para atender a determinadas situações especiais – mas não o tempo todo eternamente. Na maior parte do tempo, quando você faz a coisa certa, e apenas a coisa certa, não é necessário transformar o serão em rotina e sacrificar outras áreas de sua vida que também são importantes. Umas boas oito horas diárias de trabalho, talvez um pouco mais de tempos em tempos, devem ser o suficiente.

 

Mas nem sempre isso é verdade.

 

Não importa sua competência e sua eficácia, é impossível se tornar um grande líder de marketing multinível, alcançando uma renda anual de seis dígitos e ainda conseguir chegar em casa todas as noites a tempo de jantar com as crianças. Isso não vai ser possível, pelo menos nos primeiros anos de atividade consistente trabalhando no seu negócio, em horário adicional.

 

Eu continuo acreditando que é válido trabalhar pesado no início para poder usufruir mais tarde. Investir tempo e esforço durante cinco anos para poder ter tempo e dinheiro nos anos seguintes, vale a pena. De qualquer forma os próximos cinco anos passarão do mesmo jeito. Você decide.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s