Faça apresentações convincentes

Padrão

Dê a duas pessoas a mesma palestra a ser pronunciada, e uma vai deixar a audiência mais motivada que a outra. Você consegue convencer firmemente sua audiência de que suas idéias são valiosas?

Sim, Você Consegue!

Comece com entusiasmo. Apresente uma abertura que atraia a atenção, desperte interesse, conquiste a adesão da audiência. E antecipe o que você vai dizer (revele a estrutura da palestra).

Acrescente algum humor contando histórias pessoais, mas não dizendo piadas ou zombando da audiência.

Nunca inicie com uma desculpa, tal como “Não sou um especialista…”, “Se eu tivesse tido mais tempo para preparar…” ou “Serei tão breve quanto puder…”

Olhe para as pessoas da audiência.

Evite desviar a atenção da platéia emitindo sons desnecessários (“Ah”, “hum”), pigarreando, repetindo frases e usando corretamente o idioma.

Evite gestos que distraem como enrolar o cabelo, fazer tilintarem as moedas no bolso, balançar-se, debruçar-se no local onde você põe o texto que estará lendo (se esse apoio existir), brincar com uma caneta ou marcador, ou fazer alguma coisa repetidamente.

Introduza variações orais (mudanças de inflexão, timbre, volume, ênfase, velocidade) em sua elocução. Junte sua convicção e confiança a suas palestras.

Mantenha-se dentro do tempo estabelecido; ou melhor ainda, termine um pouco antes do esperado.

Encerre com um breve resumo e um fecho estimulante que motive a audiência à ação.

[Eu continuarei publicando a série de artigos “Sim, Você Consegue!” regularmente neste blog.  Existe algum assunto relacionado ao tema deste blog que você deseja saber mais? Escreva pra mim: falecom@ednaldobispo.com]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s