Eudaimonia: recompensa do multinível?

Padrão

Eu li no Portal Brasileiro da Filosofia que “de um modo estrito, o termo ‘eudaimonia’ é uma transliteração da palavra grega para prosperidade, boa fortuna, riqueza ou felicidade. Em contextos filosóficos  ‘eudaimonia’ tem sido tradicionalmente traduzida simplesmente por ‘felicidade’, mas muitos scholars e tradutores contemporâneos tentam evitar esta interpretação, uma vez que pode sugerir conotações que nada ajudam ao leitor acrítico. Por exemplo, não se refere a um estado emotivo, nem é coextensional com a concepção utilitarista de felicidade, apesar de ambas as noções poderem, em alguns pensadores, contar como aspectos da eudaimonia. Dado que a palavra é composta pelo prefixo eu- (bem) e pelo substantivo ‘daimon’(espírito), tem-se proposto em alternativa expressões como ‘viver bem’ ou ‘florescimento’. Mas o consenso mostrado é que ‘felicidade’ é adequado se o termo for apropriadamente compreendido no contexto filosófico da antiguidade.

Aristóteles escreveu que todos concordam que a eudaimonia é o bem principal para os seres humanos, mas que há diferenças consideráveis de opinião quanto ao que consiste a eudaimonia (Ética a Nicómaco I.2, 1095a15-30).

Como é bem sabido, Aristóteles concordava que a virtude é uma condição necessária para a eudaimonia, mas sustentava que não é suficiente (a chamada tese da necessidade). Dessa sua perspectiva, a ‘eudaimonia’ aplica-se mais apropriadamente não a qualquer momento particular da vida de uma pessoa, mas a uma vida inteira que tenha sido bem vivida.”

O marketing multinível pode ser um meio para conquistarmos a eudaimonia, principalmente porque o termo não traz somente a conotação de felicidade através das conquistas materiais, mas sim fruto de uma vida harmoniosa, um objetivo último de nossa trajetória profissional.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s