O jogo do multinível

Padrão

Eu conheço pessoas que dedicam parte do seu tempo para jogar futebol à noite com os amigos. E outras que acordam aos domingos bem cedo para jogar a “pelada” do fim-de-semana. Não recebem nenhuma recompensa financeira e até investem dinheiro do próprio bolso para suar a camisa. E fazem isso motivados.

E então, por que algumas pessoas dedicam mais energia e esforço à diversão do que ao seu próprio negócio paralelo? Por que não se importam de gastar para suar a camisa quando querem, e não dão tudo de si na sua atividade como empreendedor de marketing multinível?

Um dos principais motivos é que na diversão as metas são claramente definidas: escalar uma montanha mais alta, vencer um jogo, melhorar o tempo anterior. O resultado desejado é claro e fácil de medir.

No multinível, uma boa parte das pessoas além de não definirem suas metas pessoais, não sabem quais são as metas dos seus “sócios” no negócio. Ou seja, fazem parte de um grupo sem objetivo, sem direção e, conseqüentemente sem motivação.

Quando entramos numa quadra de vôlei, estamos cientes de que o objetivo é ganhar. No campo de futebol, sabemos como nos posicionar e o que fazer para marcar gols. Temos que reconhecer o mesmo desafio, a mesma oportunidade e a mesma motivação quando chegamos em casa à noite para trabalharmos no nosso negócio de marketing multinível.

As metas são a força motivacional nos esportes. E, nessas atividades, elas são mais claramente definidas do que marketing multinível. São a razão principal de as pessoas pagarem para suar a camisa, o que nem sempre fazem quando podem receber receber para isso.

[Continua]

2 comentários sobre “O jogo do multinível

  1. É verdade, Ednaldo. Em alguns casos, isso que você falou é tão acentuado que não sabemos o que a pessoa considera lazer e o que é obrigação. Os lazeres são praticados com o afinco de uma obrigação, já o trabalho no Multinível, que deveria ser levado a sério, é tratado como uma diversão.

    Uma coisa que também me fica claro e que, se analizares também perceberás, é que as grandes histórias de sucesso são provenientes justamente de indivíduos que seguem o caminho inverso, que encontram prazer no desenvolvimento do MMN. Pode perguntar a qualquer milionário da indústria, que com certeza ele dirá que sente muito mais entusiasmo num minuto de trabalho do que em horas de mesa de bar. Que fica muito mais excitado com os minutos antecedentes a uma apresentação de oportunidade do que com a espera do apito inicial de uma “pelada”.

    Cada um decide o que quer pra si. O grande problema disso tudo é, depois alguns dias brincando de MMN, o sujeito vir dizer que “esse negócio não presta”.

    • Você tem razão, Pablo. Eu também não conheço nenhum distribuidor Top que não fique altamente energizado nos momentos que antecedem a sua “prática da ação”: um evento, uma apresentação de negócios, um treinamento etc.

      São bem-sucedidos por que gostam do que fazem ou gostam do que fazem porque são bem-sucedidos? Sinceramente, no meu ponto de vista… são bem-sucedidos porque tratam esse negócio como prioridade. E prioridade não significa alguma coisa onde iremos colocar a maior parte do tempo. Mas sim, alguma coisa onde iremos colocar energia. E tudo aquilo em que colocamos energia, se expande.

      É visível que você é um profissional com vivência na nossa indústria, Pablo. Gostaria de continuar contando com a sua preciosa colaboração. Quanta capacidade de discernimento! Pessoas como você fazem parte desse momento de transformação do multinível brasileiro. E eu quero estar por perto.

      Um forte abraço e sucesso!

      Ednaldo Bispo
      Me add! MSN: falecom@ednaldobispo.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s