A armadilha do resmungão

Padrão

“Resmungões são pessoas que se queixam, reclamam, culpam os outros e vivem encontrando defeitos em tudo. Elas estão sempre acusando os outros de serem os causadores dos desastres em suas vidas e desse modo ficam isentas de responsabilidade e evitam ter de encarar as verdadeiras razões de não conseguirem progredir.

Os resmungões reclamam de terem patrões ou chefes autoritários e insistem que a atitude deles impede que testem idéias inovadoras. Também reclamam que seus parceiros “atrasam” suas vidas. Acham os filhos exigentes demais, os vizinhos sem consideração e os prestadores de serviços ingratos e difíceis.

Os resmungões concentram-se tanto nas razões que justificam o fato de não fazerem nada que a verdadeira explicação lhes escapa: você decide o que é relevante e então encontra maneiras de fazer. Concentrar-se nos problemas e em encontrar soluções é uma grande parte do desafio de viver.

Resmungões não têm controle sobre si mesmos. Não são bons administradores deles mesmos porque não focalizam nem concentram seus esforços na obtenção dos objetivos mais relevantes. Por isso sofrem com a falta de realização, sentem-se inseguros e procuram pessoas novas em que jogar a culpa da sua incapacidade de agir com eficiência.

Se você caiu nessa armadilha, existem saídas. Aceite que você é responsável pelo que faz. E apesar de haver impedimentos, é melhor descobrir como operar para produzir resultados, com ou sem cooperação. Esse é o caminho mais razoável.” (Dr. William J. Knaus, É hora de mudar, editora Rocco).

Um comentário sobre “A armadilha do resmungão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s