Livro da Semana – “O Melhor do Mundo”

Padrão

Semana de 1 a 7 de janeiro de 2011:

Inauguro a seção semanal “Livro da Semana” com o livro “O Melhor do Mundo”. O ano de 2011 foi marcado pelas decisões profissionais que tive que tomar. Esse livro me ajudou a refletir sobre as mudanças que estavam se iniciando na minha vida. Foi o meu consultor para a construção do meu futuro através do marketing multinível. [Ednaldo Bispo]

Saiba quando insistir e quando desistir.

Já deve ter passado pela sua cabeça abrir mão das atividades que está se propondo a fazer porque elas tomam muito do seu tempo, muito do seu dinheiro ou simplesmente porque você não imagina um futuro brilhante para elas. Mas, será que essa é a melhor decisão a ser tomada? Desistir?! Essa dúvida, infelizmente, insiste em “martelar” nossas cabeças.

“O Melhor do Mundo” aborda diversos aspectos como perseverança, carreira, sucesso, filosofia, atitude etc. Decidi resenhá-lo justamente pelo fato de que em muitos momentos de nossas vidas refletimos se vale a pena seguir em frente com um produto em nossa empresa, com um curso universitário para nossa carreira ou se é melhor deixar alguma responsabilidade de lado e focar no que é mais importante, no que você mais gosta. Naquilo que vai te tornar “o melhor do mundo” em sua atividade e em sua região.

“O antigo ditado está errado – os vencedores também desistem e as pessoas que desistem também vencem.”

Durante todo o livro, o autor demonstra a importância de ser o melhor do mundo naquilo que fazemos. Isso porque estar no topo é vantajoso, visto que poucos chegam lá. O conceito de “mundo” abordado na obra é livre, você pode ser “O Melhor do Mundo” no que faz em uma cidade ou pode ser em todo um país. A idéia da obra é ajudar você a reconhecer se está diante de uma situação na qual deve investir seu tempo, esforço e talento ou se ficou preso num beco sem saída e a decisão mais inteligente a tomar é desistir – e ter a oportunidade de ser o melhor do mundo em outra coisa.

A motivação, o vão e o sucesso

Segundo o autor, quando iniciamos uma atividade, o que não falta é motivação. O aprendizado é rápido e ao mesmo tempo enriquecedor. Os resultados aparecem rapidamente, como demonstrados no gráfico que ilustra esta resenha. Com o passar do tempo e com o aumento dos esforços, as atividades deixam de ser tão legais e parece que o seu desenvolvimento está ocorrendo em velocidades bem menores. Quando se atinge esse patamar, você está no que o autor classifica como Vão, um estágio da sua vida em que:

. Se desistir, não colherá os frutos do seu esforço, além do fato de abandonar a possibilidade de continuar e se tornar o melhor do mundo;

. Se insistir, as chances de crescer e obter sucesso são bem maiores, apontando o fato de que se você conseguir atravessar o Vão (o qual não tem um tempo de duração determinado), suas chances de sucesso são bastante grandes.

“Desista do que não vale a pena. Insista no que compensa”. Seth argumenta que se for para desistir, que o faça antes de alcançar o vão, em momentos em que você, mesmo estando motivado, perceba que tomar aquele caminho não lhe trará ótimos resultados ou que aquela não é a escolha que lhe trará felicidade. É preciso saber desistir. E tenho a impressão de que falta essa noção, a respeito de quando desistir, para muitas pessoas.

“Qualquer pessoa que pense em contratá-lo, comprar algo de você, recomendá-lo a alguém, votar em você ou fazer qualquer outra coisa do gênero vai se perguntar se você é a melhor escolha.”

A média é para os perdedores

Cotidianamente, sem tempo e sem disposição para fazer pesquisas e tomar decisões, logo optamos por comprar produtos ou contratar pessoas que são eleitos como os melhores por nossos amigos, por uma revista ou por alguém. E é fundamental, para o seu futuro profissional e para o futuro de sua empresa, que vocês estejam no topo, bem no topo.

Avaliação Final

Entender como e quando é o momento certo para desistir, ou insistir, faz parte do processo de aprendizado e de crescimento para que se alcance o lugar de melhor do mundo em sua atividade e em sua região. Seth Godin transmite o potencial de realização nas pequenas atitudes, objetivando nossa incipiente capacidade de avaliar quando insistir ou desistir.

A mensagem final de “O Melhor do Mundo” é bem direta e objetiva: não perca tempo fazendo atividades que apenas lhe manterão na média. Você merece mais do que isso e o livro oferece reflexões poderosas neste sentido. Se esforce e supere os vãos que por algum motivo surjam em seu caminho. Vença. Recomendo! [Resenha de Bruno Biscaia, editor de Dinheirama].

3 comentários sobre “Livro da Semana – “O Melhor do Mundo”

  1. rubia dias

    ADOREI A INDICAÇÃO, EDNALDO! ENTRE OS MELHORES LIVROS QUE LI MUITOS FORAM INDICADOS POR VOCÊ.
    VOU COMPRAR TODOS QUE VOCÊ INDICAR NA SUA NOVA SEÇÃO. PARABÉNS PELA INICIATIVA!!! SÓ PODERIA VIR DE VOCÊ!

  2. Berí e Rute

    Ednaldo, temos certeza que tudo em nossas Vidas é exatamente feito das escolhas que fizemos e estamos fazendo nesse exato momento. Acreditamos que vocês fizeram a escolha no momento certo e o reflexo desta decisão levará a PODIUNS cada vez mais alto. Vocês ja eram DIAMANTES antes mesmo. Só refletimos aquilo que temos INSIDE. PARABÉNS e PARABÉNS…….Mas fiquetranquilo que estamos na sua cola …..KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s