Livro da Semana: “Curso básico para resolver problemas…”

Padrão

Curso básico para resolver problemas e tomar boas decisões

O objetivo de Ken Watanabe ao escrever este livro foi ajudar as pessoas a enfrentarem seus desafios e dificuldades sem medo e de forma rápida e objetiva.

Concebido originalmente para ensinar o raciocínio crítico e analítico aos jovens, Curso básico para resolver problemas ganhou fama e se tornou uma mania entre os adultos graças à simplicidade e à força das estratégias ensinadas pelo autor.

Consultor empresarial, Ken orienta grandes empresas a solucionar problemas por meio de uma metodologia prática de avaliação da situação e da ampliação e organização do pensamento.

Trazendo exemplos concretos, quadros explicativos e ilustrações, este livro ensina, passo a passo, como encontrar a melhor solução para qualquer tipo de desafio.

Você vai aprender a avaliar o quadro geral, a decompor o problema em partes menores, a formular hipóteses e verificá-las, a questionar sua intuição e a tomar boas decisões.

Usando como base três estudos de caso bem diversificados, o autor mostra que a impulsividade e a falta de análise muitas vezes podem nos levar a conclusões erradas.

Resolver problemas de forma eficaz não é um talento natural, mas uma habilidade que pode ser aprendida. Quando adotamos uma mentalidade prática e proativa, passamos a encarar os desafios com naturalidade e a avançar em direção aos nossos objetivos.

Todos nós tomamos decisões e enfrentamos problemas diariamente. Seja você estudante, pai ou mãe, vendedor ou empresário, com certeza se depara com uma infinidade de obstáculos que precisam ser superados – passar numa prova, decidir onde morar, aumentar o faturamento da empresa, perder peso ou melhorar seu desempenho em algum esporte, por exemplo.

Podemos encarar os contratempos como o fim do mundo ou como um simples de- safio a ser vencido, dependendo da maneira como fomos programados para lidar com eles.

Em Curso básico para resolver problemas, o consultor Ken Watanabe apresenta um conjunto de ferramentas práticas e acessíveis, baseadas na análise de dados e na verificação de hipóteses, que nos ajudam a encontrar a melhor solução para qualquer tipo de dificuldade.

Para demonstrar como seus ensinamentos funcionam na prática, Watanabe lança mão de três estudos de caso:

• Uma banda de rock que não consegue atrair público para seus shows. Descobrindo as causas básicas de seu problema, os integrantes do grupo conseguem reverter a situação e conquistar novos fãs.

• Um jovem aspirante a diretor de filmes de animação que precisa juntar dinheiro para comprar um computador. Decompondo seu objetivo em metas menores e criando um plano de ação, ele consegue concluir o desafio.

• Uma promissora atleta que tem dúvidas sobre qual escolinha de futebol atende melhor às suas necessidades. Usando o método de avaliação de prós e contras, ela faz a escolha certa.

Os personagens retratados nessas histórias conseguem resolver seus problemas com facilidade, mas não são dotados de nenhum talento fora do comum – apenas aprenderam a pensar, a não fraquejar diante das dificuldades, a tomar boas decisões e a não permitir que as adversidades os impeçam de conquistar seus objetivos.

Você também pode se tornar um solucionador de problemas. Para não ser esmagado pelos desafios do dia a dia, basta assumir o comando e mudar seu mundo de forma positiva.

Clique aqui para baixar um trecho do livro em diretamente da Editora Sextante PDF.

Ken  Watanabe I Editora sextante I 128 páginas I 14 x 21 cm I Brochura

Editora sextante I 128 páginas I 14 x 21 cm I Brochura

Editora sextante I 128 páginas I 14 x 21 cm I Brochura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s